terça-feira, 10 de março de 2009

Simpsons perdem a casa por causa da crise financeira nos EUA!

Caros e Caras,

esse não é o tópico da terça, mas achei a notícia interessante. Daí coloquei aqui pra todo mundo ver de manhã. Isso pra quem não tinha visto ainda, pois ela foi vinculada nos principais meios de comunicação nesta segunda.

Sempre me recordo do depoimento da Simone Burguer, dirigente dos Jusos - Juventude do Partido Social-Democrata Alemão, dizendo que eles usam frequentemente Os Simpsons para fazer formação política.

É verdade que podemos fazer vários debates com esse desenho, mas aqui no Brasil ainda usamos pouco métodos lúdicos pra fazer formação política.

Enfim, fica aí a intenão de mudar!

E aviso que terça a tarde teremos um novo tópico! Voltem e continuem espiando o "brog"!



Simpsons perdem a casa por causa da crise financeira nos EUA

San Francisco, 9 mar (EFE).

- A família Simpson perdeu sua casa por falta de pagamento da hipoteca, de acordo com o último episódio da série exibido nos Estados Unidos, uma paródia da crise econômica no país causada pelas "subprime" – empréstimos de alto risco - e do drama vivido atualmente por milhares de pessoas na nação.

No episódio deste domingo, exibido no canal "Fox", os Simpsons recebem uma carta na qual eram comunicados de que sua hipoteca estava sendo mudada para um tipo variável, um dia após a família ter feito uma festança de Carnaval financiada com o segundo crédito sobre o imóvel.

Nos EUA, é possível obter um tipo de hipoteca chamada "home equity", que permite ao proprietário ter acesso ao valor já pago ao banco pela casa, no caso de precisar de dinheiro.
A prática fez com que muitas pessoas utilizassem, durante anos, sua propriedade como "caixa automático", e, da mesma forma que no episódio do desenho, a "festa" terminou e muitos acabaram devendo ao banco um valor superior ao solicitado inicialmente.

Como aconteceu com milhões de famílias nos Estados Unidos, os Simpsons descobrem também que a revisão de tipos de sua hipoteca dispara a parcela mensal até um valor astronômico e impossível de pagar, e acabam perdendo a casa em um leilão público.

No desenho, a casa da família acaba nas mãos de Ned Flanders, o comportado vizinho de Homer Simpson, que compra o imóvel por US$ 100.001 e o aluga aos antigos proprietários para não deixá-los na rua. EFE

Nenhum comentário: