segunda-feira, 2 de março de 2009

Segundas Gastronômicas! Especial Comida Japonesa!



Caras e Coroas,

Venho aqui anunciar mais uma novidade do Blog. Como puderam perceber implementamos algumas mudanças no blog. Infelizmente menos que gostaria, pois meus conhecimentos de internet são parcos. Mas acho que o visual melhorou, assim como facilitou pra ler. Aos poucos vamos modernizando.

Isso tudo foi motivado pq esse ano o IBOPE do site aumentou. Mesmo no final de semana estamos mantendo uma boa média. Continuem assim e divulguem o blog.

Hoje venho divulgar uma outra mudança no site. São as segundas-feiras...

Venho há algum tempo pensando em montar uma sessão gastronômica no blog. Isso pq estou numa fase de aprender a cozinhar e logrando êxito na maioria dos pratos. Inicialmente tentei contato com um enófilo conhecido e que escreve para um jornal suas receitas e harmonizações com vinhos. Infelizmente parece que não vingou a idéia, mas seguiremos tentando.Contudo, mesmo com essa dificuldade inicial decidi começar a tratar de gastronômia no site.

Pensei em colocar essa sessão as sextas, pois daí as pessoas poderiam testar no final de semana. Achei depois uma má idéia, afinal as pessoas na sexta já sabem o que vão fazer no final de semana e sexta tem várias notícias da semana. Sendo assim, percebi que se tratasse do assunto na segunda, as pessoas poderiam se planejar pro final de semana. E assim ficou as segundas gastronômicas...

Não necessariamente será um espaço de receitas, apesar de algumas vezes elas aparecerem. Será sim um espaço para conhecer a história das comidas, padrões, experiências e tudo que tem haver com essa arte de cozinhar.

Vamos começar com especial sobre culinária japonesa. Pra quem não sabe esse que vos escreve fez um curso no SENAC de culinária japonesa. E tenho algum conhecimento no ramo, mas ainda são poucos. Iremos tratar da comida nipônica durante algumas segundas, acredito que cerca de 4. Ou seja, será o mês da comida japonesa...


a prova taí pra quem duvida que aprendi

Vamos começar hoje falando sobre a estruturação tradicional de uma refeição japonesa.

Estruturação Tradicional De Uma Refeição Japonesa

A refeição para os japoneses é constituída de duas categorias: Shushoku (prato principal) e Fukushoku (acompanhamentos), que também são denominados Okazu.



O ator principal da mesa de refeição é o arroz (gohan), rico em carboidrato e proteína de origem vegetal. Okazu são pratos de verduras, peixes e outros, temperados com shoyu ou misso que são condimentos à base de soja fermentada. O okazu tem o papel coadjuvante de estimular o apetite para facilitar a ingestão de arroz. Assim, considera-se uma refeição padrão aquela em que gohan e okazu são servidas ao mesmo tempo.

A estética da culinária japonesa é baseada na filosofia que prega que “o ideal da cozinha é não cozinhar”, assim busca-se servir os alimentos em um estado próximo ao natural, sem deixar aparentes na superfície as técnicas artificiais. Com isso, descartam-se os pratos cujas cores e formas dos ingredientes se tornam irreconhecíveis por estarem cobertos de molho e faz-se o arranjo dos pratos de modo a valorizar suas formas e cores naturais.

Na maneira tradicional de servir a refeição, preza-se a estrutura assimétrica e cada um tem a sua mesa de refeição individual (hakozen). Assim os pratos são servidos individualmente e cada acompanhamento servido em vasilhas separadas. Isto possibilitou o desenvolvimento de vasilhas de cerâmica ou laqueadas de tamanho pequeno e de formas variadas. Como muitas vasilhas tinham desenhos, desenvolveu-se também a técnica de arranjar a comida de forma a harmonizá-la com esse tipo de recipiente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante esta coluna..

Sugiro, apesar de não ser o foco da coluna, inserir ensainamentos simples, para o público leigos.

No estilo de um "a-b-c da culinária".

Também estou querendo aprender a culinária, porém, muito mais a prática do que a teoria, eu diria..