terça-feira, 3 de março de 2009

Cardápio do Dia - Notas sobre a Crise Econômica!



Pessoas,

Ontem tivemos mais um turbulência na economia mundial. Parece que a maior segudora do mundo virou um saco sem fundo, levando o povo norte-americano pagar essa conta enorme. Além disso outras previsões mais sombrias vão aparecendo. Como escrevemos aqui no ano passado essa crise não será branda e não está de passagem, muito menos será só econômica... Passa por vários fatores da esfera da geopolítica mundial.

No Brasil assistimos alguns absurdos com a crise. É verdade que o governo agiu, mas ainda precisa mais. É necessário condicionar os empréstimos públicos a manutenção de empregos, mudar o conselho monetário nacional para que suas diretrizes tenham uma participação maior do setor produtivo e ao mesmo tempo ampliando os auxílios aos desempregados.

Isso tudo pra não assistirmos absurdos como da Embraer e Vale.

Pra trazer um pouco desse debate selecionamos quatro notas sobre a crise.

A primeira nota curta é um pequena provocação sobre a crise, na qual as grandes empresas nessa crise cortam empregos, mas não abrem mão do lucro. E de altíssimos lucros.

A segunda delas é do senhor Carlos Alberto Sardeberg, conhecido colunista da Globo e cheio de razão como colunista ecõnomico. Em 2007 ele escreveu uma notinha cutucando os governo da América Latina e falando sobre a economia mundial. Como acusam o povo brasileiro de ter memória curta com políticos, não podemos ter memória curta tb com a manipulação da mídia brasileira. Aliás, essa que é a maior responsável pela memória curta dos Brasileiros.

A terceira é uma entrevista do estudioso norte-americano Noam Chomsky. Traz alguns debates da crise e ao contrário do Sardenberg acha a América Latina o lugar mais interessante nesse momento.

E por último é um texto sobre Marx e a Crise. Tempos atrás publicamos aqui uma pergunta sobre a crise: será que marx tinha razão? Esse texto vem justamente dizer que Marx não era Nostradamus

Enfim é um bom cardápio para sobre a crise!

Nenhum comentário: