sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Cardápio do Dia - Garcia Márquez e Emir Sader


Caros e Caras,

Hoje o blog vem com carga pesada. Material excelente que busquei na net ontem.

Pra quem gosta de Gabriel Garcia Márquez, nossa leitora Camila Alves já declarou seu gosto por ele, trago o relato do seu biográfo numa história bem interessante sobre como conseguiu fazer e finalizar a monografia desse belíssimo autor. No texto temos uma notícia ruim, mas esperada. O fato de que o Gabo não irá escrever muito mais. De fato o avançar da idade vai dificultanto e nós admiradores de sua obra temos que aceitar esse fato. Em momento algum isso diminui nosso grande autor.

Aliás, isso vem sendo um drama pra mim. Muito novidade e de maneira muito rápida. Mitos e ídolos da minha vida estão morrendo ou deixando de produzir. Ou ainda quando teimam fazem besteiras, como no caso da praça da soberania do Niemeyer. E também quando todos os grandes jogadores de futebil que estão surgindo são dez anos mais novo que vc, é a prova real do fim do sonho de ser jogador de futebol! (eita sonho que demorou pra passar. rsrsrs).

Por último trago um excelente texto do Emir Sader sobre o Fórum Social Mundial. Impressionante como o Emir tem uma clareza do que pode significar e o que significa o Fórum. Lembro em 2003 ele criticando a ausência dos partidos políticos no comitê e hoje o Foro de São Paulo acompanha as reuniões. Hoje ele traz um importante debate sobre a participação de ONGs e Movimentos Sociais no FSM. Debate importante, pois até que ponto as ONGs ocupam o espaço que eram dos movimentos sociais e servem como primeiro espaço de contenção das demandas da sociedade organizada. Não me lembro o nome do professor que fazia doutorado em Política Social na UnB, em que ele analisa justamente isso. Tomando por base o processo da constituição, onde os movimentos atuaram de maneira importante, e no momento atual. Quando descobri passo pra vcs.

Particularmente pra mim esse debate é fundamental. Até mesmo um debate mais de fundo sobre o FSM. Encontrei muitos amigos e amigas na rua e virtualmente e quase todos perguntaram pq não fui ao FSM em Belém. Respondi que tinha ido em todos, até na India e menos no Quênia, e que não me motivava tanto pelo espaço, apesar de achar de grande importância. De outra forma que a minha muitas organizações veem o FSM. Vão pra lá, mas já com a percepção de que muito pouco acumula de concreto e com isso já vão desmotivada. Fazem sua reunião, algumas bilaterais e ponto. Enfim, isso é muito importante, o FSM é uma importante ferramenta na luta socialista internacional e esse ano teve a participação de 5 presidentes, contudo pode ser muito mais e motivar muito mais corações e mentes pelo mundo.

Bem, já escrevi demais e os textos são longos. Sei pelo Google Analytics que muitos só passam o olho nos textos. Mas sugiro de verdade dessa vez lê-los.

Grande Abraço!

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu querido vermelhinho, adorei o texto... Obrigada...

Bjs, Camila