sábado, 14 de fevereiro de 2009

Cinema Brasileiro - História do Comando Vermelho vai virar filme



História do Comando Vermelho vai virar filme


''400 Contra 1 - Uma História do Comando Vermelho'' fará um relato da organização criminosa nascida no Rio de Janeiro. O filme é baseado no livro autobiográfico Quatrocentos Contra Um, publicado em 2001 e escrito por William da Silva Lima, um dos principais articuladores do Comando Vermelho.

As primeiras cenas, dirigida pelo documentarista Caco Souza e protagonizada pelo ator Daniel de Oliveira, foram rodadas na prisão Provisória de Curitiba - Presídio do Ahú, no Paraná, desativada em 2006.

Criado no auge da ditadura militar brasileira por um grupo de prisioneiros comandados por William, o Comando Vermelho nasceu dentro do Instituto Penal Cândido Mendes, mais conhecido como Presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro.

A primeira comissão fundadora e dirigente do Comando Vermelho, então apenas intitulada Falange Vermelha, foi fundada por Willian da Silva Lima (o Professor), Rogério Lemgruber (o Bagulhão) e por Paulo César Chaves (o PC) e foi composta por pelo menos quinze integrantes, criminosos com extensos antecedentes criminais, outros por sua relevância ou periculosidade.

A mistura de presos políticos com presos comuns na Galeria B de Ilha Grande, a partir de 1974, criou uma situação de convivência interna e, com isso, uma relação de respeito e admiração por parte dos presos comuns à organização, disciplina e companheirismo dos presos políticos.

O longa teve seu roteiro escrito por Victor Navas (o mesmo de Carandiru, Cazuza e Cabra-Cega) e tem no elenco, além de Daniel de Oliveira como protagonista e narrador, Negra Li, Daniela Escobar e Bianca Messina.

Um comentário:

Unknown disse...

Para leitura eu recomendo o livro "Comando Vermelho" de Carlos Amorim, disponível aqui:

http://viciadosemlivros.blogspot.com/2008/08/carlos-amorim-comando-vermelho.html

Quem quiser eu tenho ele aqui em casa também, é só pedir emprestado.