segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Fantástico: Tem Poluição igual aqui nos Lençóis Maranhenses!



Não precisa ir tão longe Fantástico!
Tem Poluição igual aqui nos Lençóis Maranhenses!

Ontem assistindo o Fantástico tive acesso à matéria sobre o “Lixão do Pacífico”. A reportagem tem uma importância grande sobre a degradação do planeta, até mesmo em partes onde desconhecíamos. A mensagem do descobridor é muito importante, ele disse com todas as letras que se mantivermos o padrão de consumo atual não teremos planeta. E certamente ele está dizendo a verdade...

Tirando a importância da reportagem o que vimos ontem foi mais uma matéria comprada de alguma TV Norte-Americana pelo Fantástico. Hábito antigo desse programa que requenta algumas matérias, afinal deve sair bem mais barato. Sorte que ontem foi uma requentada importante! O debate do lixo no Mar deve ser feito em todo planeta, pois recentemente isso me assustou.

Como todos e todas leitores do blog devem saber, estive em viagem pelo Nordeste do País no final do ano passado e início deste. Passei por Fortaleza, Jericoacoara, Delta do Parnaíba, Lençóis Maranhenses e São Luís. Um cenário paradisíaco, contudo com grandes contradições. A contradição social é a mais nítida a olho nu, contudo nem sempre visível para todos. Isso pq pra algumas pessoas as diferenças sociais são comum e normal ao homem e não conseguem enxergar isso ou quando vêem dão alguma esmola pra amenizar sua culpa. Mas temos uma outra contradição vista a olho nu por todos e preocupa geral, essa é a poluição em determinadas áreas pelas que passei.

Antes de falar dessa poluição em si é preciso fazer um preâmbulo sobre os Lençóis Maranhenses, pois foi lá que vi a maior quantidade de lixo e plástico em toda viagem. Os Lençóis Maranhenses são formações relativamente recentes. Aquela região foi floresta, bem provável com vegetação de mata atlântica, e, por algum fenômeno da natureza, foi invadido pelo mar faz algumas centenas de anos. Com a saída do mar e algumas inundações ainda formou-se um Mangue, que com a corrente marítima e o vento abundante naquela região foi morto pelas areias que eram trazidas pelos rios que desembocam naquela região e levadas pela corrente marítima até aquele local, em especial o Delta do Parnaíba. Ou seja, tivemos inúmeras formações de vegetações naquela região, que posteriormente foi coberta de areia pela corrente do mar e o vento. Hoje é possível na beira do mar dos lençóis ver o barro seco, oriundo dos mangues que tiveram lá, e tocos de vegetação de mangue. Porém, por essa combinação é possível ver outras coisas no mar dos Lençóis também.

Na matéria de ontem foi mostrado uma praia no Hawaii, chamada Kamilo Beach, onde ficavam diversos dejetos plásticos. Quase todos eram de origem asiática e eram levados para aquela praia pela corrente marítima. Tinha plástico bem antigo, de quase 50 anos.

Bem, em nosso território existe algo do gênero e num lugar bem turístico e conhecido de todos, inclusive do Fantástico. E lá tem algo bem parecido com Kamilo Beach. Esse lugar é os Lençóis Maranhenses!


lixo plástico em Atins


Na minha visita a esse paraíso visitei suas formações de várias partes. Pela ponta do extremo leste em Atins, pela tradicional entrada no sudeste em Barreirinhas e pela entrada noroeste e menos conhecida que é Santo Amaro do Maranhão. E visitei nessa ordem. Em Atins tive a companhia de um grupo de paulista muito gente boa e divertida. Uma delas quando estávamos chegando em Atins, pela beira do rio, disse a seguinte frase ao ver o mangue cheio de plástico: “ Nossa que triste, as crianças daqui devem até achar que o plástico nasce em árvore”. Na hora rimos, pois a frase é engraçada. Contudo a constatação é trágica!

Como expliquei sobre a formação daquele deserto um dos motivos é a corrente marítima que leva areia dos rios para aquele local. Mas como hoje nos mares não existe só areia, todo o lixo do oceano Atlântico é levado para os Lençóis. Assim em Atins eu tive uma prévia do que veria em Santo Amaro do Maranhão.

Santo Amaro talvez seja o maior paraíso dos Lençóis, contudo a dificuldade de acesso deve diminuir muito a entrada do turismo naquela região. Lá passei algumas dificuldades iniciais, mas consegui resolve-las. Assim parti numa manhã de domingo para o passeio que iria me levar a atravessar o deserto até a praia, onde iríamos andar 10 kms pela praia e entrar novamente no deserto.

Desde o início de minha viagem tinha um desejo enorme de ir à praia dos Lençóis, pois imaginei que teríamos aquelas dunas maravilhosas na beira do mar. Santo engano meu, pois como o mar já invadiu aquela região o terreno lá é plano e todo de areia, sendo assim a maré entra cerca 2 kms pra dentro, logo a praia é plana e longe das dunas. Semelhante a qualquer praia normal, salvo as lagoas enormes de água salgada que se formam.

Além dessa decepção tive outra ao chegar à praia. Antes de falar da minha segunda decepção tenho que dizer que o passeio é lindíssimo e superou minhas expectativas, contudo a praia decepcionou, mas também me fez descobri coisa que nunca imaginava entre elas essa decepção. A quantidade de lixo na praia era inacreditável. Eram centenas de garrafas de vidro e milhares de plástico na areia da praia. Tinha de tudo, de espreguiçadeira a garrafa de rum importado... E esse lixo estava nos 10 kms que percorri. Era inacreditável que uma região que não habitava nenhum ser humano tinha tanto lixo.

Assim que cheguei indaguei meu guia sobre isso. E foi aí que tive a explicação das correntes marítimas. Ele contou inclusive que quando na base de Alcântara lançam algo e que cai no mar eles vão pra aquela região resgatar o material caído no mar. Ou seja, tudo que cai naquela região do Oceano Atlântico vai para lá.

Pois bem, temos uma Kamilo Beach bem aqui do lado e na beira de um paraíso da natureza. Como o padrão de consumo em nossa região é menor que as do pacífico ainda chegamos à quantidade que está lá, mas não estamos longe.

Assim que vi essa reportagem no martírio de um domingo a noite lembrei dos Lençóis e tive a certeza que era preciso divulgar isso. Pra mostrar que não precisamos requentar matérias norte-americanas para mostrar as mazelas da poluição em nosso planeta! Ela está em toda parte, inclusive nos Lençóis Maranhenses!

Nenhum comentário: