quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Valeu a luta Adão Pretto! Sempre presente...


Uma Homenagem ao Adão Pretto - O quadro Campesino Catalão lutando pela Terra de Juan Miró! A mostra que a luta pela terra e por trabalho é internacional!




Com muita tristeza o texto de hoje. Nessa quinta, 5 de fevereiro, faleceu o grande companheiro Adão Pretto. Ele foi um dos fundadores do MST, era deputado federal e um combatente na luta em defesa dos trabalhadores e pelo socialismo.

Sempre humilde e divertido ele é uma pessoa marcante. Sua simplecidade era algo cativante. Foi bem lembrado pela companheira Alê Terribili em seu blog hj dos tempos que passávamos em seu apartamento em Brasília. Uma casa sempre aberta aos estudantes, campesinos e trabalhadores. Literalmente uma casa do povo! E os encontros que tínhamos nestes momentos mostrava muito bem que nós e ele eramos iguais. Como muito bem resume o slogan de seu mandato: um pé na luta e outro no parlamento.

Certamente sua família e amigos estão sofrendo muito. Mas não perdemos só uma pessoa. Perdemos um exemplo de que o povo organizado faz acontecer. Sempre enfrentou grandes batalhas, seja de superar suas limites de formação até o embate político direto com os ruralistas.

Quando afirmamos que ele sempre estará presente será principalmente por isso, pela sua luta e exemplo. Certa vez um amigo, o Zé Ricardo, disse que nossa vida continua na terra pelo aquilo que construimos e que isso sim seria a vida eterna. Pois bem, tomando isso por referência podemos afirmar que nosso Adão terá uma grande vida eterna.

Hoje o mundo fica mais triste e perde um grande lutador de uma sociedade mais justa e igualitária!

Nenhum comentário: