sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sobre Viajar! E sozinho!

Pessoas,

Como os mais pròximos sabem estou no Chile. Mais uma viagem sozinho. Toda vez que falo que vou viajar sozinho as pessoas me recriminam, dizem que náo tem coragem e outras coisas. De fato é preciso ter coragem, mas cada vez mais em convenco que é fácil.

Antes que falem qualquer coisa estou num teclado em espanhol que nao tem nem cedilha e til.

Parte do que vou escrever aqui tinha pensado para outro texto sobre solidao e ainda escreverei. Mas parte será repetida aqui.

Sempre fui um cara que gostou de viajar. Inìcio era qualquer viagem, depois só as viagens de esporte... rsrs As de trabalho cansei! Uma das coisas que sempre me impedia de investir parte do que ganho com isso era justamente a companhia. Muito dificil vc compatibilizar grana e disposicao das pessoas. Quase sempre sao eventos festivos e viajamos em grandes grupos.

Essa viagens sao bel legais, com grupos grandes de amigos e tem toda sua felicidade. Mas essa geralmente sao com roteiro mais fechado e tb vc se fecha mais no seu grupos de conhecido.

Viajar sozinho é arriscado. Em todos os sentindos. Vc está mais vulnerável, vc pode nao ter cia pra fazer algumas coisas e terá que fazer sozinho. Enfim, muitas outras coisas. Mas tb tem uma série de vantagens. Vc está mais livre, tem mais possibilidades de acao e poderá conhecer muito mais pessoas e lugares.

Quando fiz Jeri-delta-lencois foi dificil enfrentar o primeiro dia sozinho. Estava em Jeri com um grupo de 16 pessoas, sempre com cia e muito animado. A saida deles de Jeri e minha ficada sozinho foi traumática. Quase cancelei tudo e voltei pra fortaleza. Tinha medo, com raiva, com solidao e muito mais emocoes misturadas.

Quando disse que iria escrever sobre solidao era pensando nesse dia em alguns outros dessa viagem. E mesmo alguns que vivi depois dessa viagem em Brasília. Solidao é, resumindo que vou escrever no outro texto, é muito mais um estado de espírito que físico. Vc fica sozinho pq vc quer ou pq nao toma atitude pra nao ficar sozinho. Pensando assim perdi boa parte do medo da solidao e mesmo no dia a dia. IMportante isso pra mim pelo fato de ser filho único e ter sofrido muito com isso na infancia.

Sendo assim, qual o problema de viajar sozinho? Vc nao viaja por que temos medo da solidao, isso faz que quase tudo que fazemos de diversao na vida dependa de cia e isso se extende a viagens. Quase tudo nessa vida que vamos fazer sozinhos temos medo, ao menos da primeira vez. Viagens nao sao diferentes.

Vc acaba internalizando essa sociopatia em nós. Essa necessidade de cia pra fazer as coisas. Isso tem dois lados, o nosso e dos outros. Nem todo mundo está disposto tb de abrir seu grupo e integrar alguém. Ou seja, nao adianta sair sozinho pro bar ou pra boate e achar que vai se enturmar fácil. Isso é da sociedade, somos por natureza formados com essa sociopatia.

Assistindo Benjamim Button no aviao vindo pra cá me surpreendi com o dialogo do Benjamim e o Pigmeu. O Pigmeu disse algo assim ao Benjamim: Vc vive muito sozinho né? Isso as vezes assusta, temos medo dessa solidao. Todo mundo é assim, mas nós que somos diferentes aprendemos a enfrentar, pq as pessoas tem medo de nós e acabamos sozinhos. Nós aprendemos a nao ter medo da solidao. E dai conta sua historia no zoológico e etc.

Muito interessante isso. Até me perguntei se era diferente? Nao achei nada que me justificasse isso, sou bem normal. Eu acho. rsrs O fato que me fez me identificar assim é que aprendi a ser sozinho em minha infancia, morando sozinho desde os 16 anos e por ai vai. Vou na churrascaria sozinho, faco muita coisa sozinho. Tem o fato de minha timidez acentuada na infancia e adolescencia, que tb me deixou muito só. Esse fato que o MAX, do BBB9, relatou no programa sobre ele tb. Ele aprendeu a se relacionar com as pessoas pra enfrentar isso e atribuia seu carisma a isso. De fato acho que sou meio assim e usei essas táticas pra me relacionar. Hoje nao tenho medo da salidao.

Contudo, ate esse ano nao tinha viajado sozinho. Fiz uma no Brasil. Decidi fazer mais uma e pra fora. Ver as dificuldades. É certo que escolhi um lugar fácil, Chile, que é lotado de Brasileiros. Mesmo assim tive um mega frio na barriga quando o aviao pousou em Santiago.

Cheguei e fui fazer meu roteiro. O museu que queria ir da outra vez que vim ao Chile e ele estava fechado. Dessa vez ele tb estava fechado! rsrs Fiquei puto e sem saber o que fazer. Sem rumo... Decidi ir pra um lugar bem turìstico de excursoes e visitas de turistas e que ja tinha ido da vez passada, Concha y Toro. Pensei que no minimo tomaria um Almavia com preco em conta. Chegando la fiz amigos no meu grupo de visitas e depois no bar. Conheci um camarada que fará o mesmo roteiro que eu no Chile, ou seja, terei sempre um conhecido.

Hoje, seguindo meu programa, fui ao Valle Nevado, que nao tinha ido da vez passada. Preferi o grupo de agencia, certo que teria brasileiros. Me achei quase numa tática de BBB, pois será que as pessoas que conheci ficariam chateadas que de saber que racionalizei em encontra-las? Pq no ultimo BBB as pessoas criticaram muito essa racionalizacao da vida. Tenho que confessar que faco isso e muito. Nao é pra tirar proveito, mas pra tentar viver mais feliz sem usar ninguém. Todos tem suas formas de tentar ser feliz, uma das minhas é assim. Bem, eu falei isso pras pessoas lá e todas, sendo que a maioria estao viajando sozinhas tb, acharam super natural.

Mas voltando ao Chile, de inicio achei que tinha entrado numa furada, pois parecia so ter grupos de casais e amigos. Com o tempo, descobri mais 3 viajantes sozinhos e muitos outros amigos. Algo melhor que tinha imaginado em meu melhor sonho. Enfim, mas um ponto pra viajar sozinho. OUtra dica fundamental é ficar em albergues, coisa que nao consegui em santiago pela falta de vaga, mas que ficarei no Atacama e em Santa Cruz.

Com isso cheguei a conclusao que existem barreiras. Uma delas é a língua, pois nao sei ingles. Mas certamente aprenderei depois dessa viagem. Mas vale muito a pena viajar sozinho, conhecer novas pessoas e ir se divertindo de outra forma. Faz bem pra alma e pro coracao.

Por isso, digo para todos e todas meus leitores que ainda nao tiveram coragem. Percam o medo, enfrente, seja cara de pau nas viagens, experimente esse outro tipo de viagem em sua vida. Digo com todas as letras, vale muito a pena!!!

Enfim, vou indo pra balada. E termino dizendo que o mundo pertece aos que viajam sozinhos e a volta ao mundo que me espere!!!

Um comentário:

Andre Vieira disse...

Gostei bastante do seu texto!

Adoro viajar, tenho 21 anos e estou planejando minha primeira viagem sozinho ao exterior!

Espero que seja uma experiência semelhante a sua!

Valeu