sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Sobre as eleições em El Salvador



Enquanto Secretário Nacional de Juventude do PT pude participar do XIII Encontro do Foro de São Paulo em El Salvador organizado pela Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional - FMLN.

Apresentação

Antes de mais nada precisamo explicar algumas coisas, pois nem todos os leitores do blog sabem do que se trata o Foro de São Paulo e a FMLN.

O Foro de São Paulo é uma articulação política de partidos de esquerda e progressistas da América Latina e Caribe. Foi uma iniciativa tomada em 1990, pós queda do Muro de Berlim, para conseguir termos uma cara pra esquerda latinoamericana. Do Brasil participaram da fundação do Foro o PT, PC do B e PPS. Trata-se de uma importante ferramenta da luta de esquerda no continente.

A Frente Farabundo Martí para Libertação Nacional é um partido político de esquerda de El Salvador. Este país da América Central tem uma grande história de lutas populares e também sofre de maneira siginificativa com o imperialismo norte-americano. Cerca de 1/3 dos salvadorenhos vivem em território dos EUA.

El Salvador é um país menor que o estado de Sergipe e é o menor país da América Latina. No início era uma das colônias esquecidas da Espanha. Por ser uma das colônias mais atrasadas da Espanha a indepêndencia de El Salvador herdou essa heraça do atraso. Esse atraso foi acentuado com a expulsão dos indígenas de suas terras e a formação de grandes latifúndios. A primeira exploração de El Salvador foi de índigo, posteriormente foi o café. Existem diversos vulcões em El Salvador o que gerou um solo altamente produtivo.

Com o avanço do latifúndio e da cultura do café o controle político do país era de uma Oliguarquia conhecida como Los Catorze, pois eram 14 famílias que controlavam o café.

Esse poder foi posto em cheque com a crise mundial de 1929 e que despencaram o café. De maneira bem resumida, essa oligarquia em 1930 permitiu e operou para que o Exército assumisse o controle político do país, inclusive numa ação pra combater o crescimento da insatistação social crescente no país.

Em 1932 houve um levante popular em El Salvador, no qual um dos líderes era Agustín Farabundo Martí. Podemos considerar esse levante como a primeira tentativa de uma revolução socialista na América Latina. Contudo, o exército foi impiedoso e aniquilou o levante popular.

Essa situção política de El Salvador foi acentuando-se até que com as vitórias de revoluções através de guerrilhas em Cuba e Nicarágua a esquerda salvadorenha decidiu enfrentar essa hegemonia do estado através da guerrilha.

Foram muitos anos de guerra civil no país, onde certamente não haveria vencedores. Nem a guerrilha era forte suficiente para derrotar o exército e nem vice-versa. O apoio popular e a organização da FMLN eram muito grandes. Eles tinham a rádio Venceremos que era um importante veículo de comunicação com toda sociedade salvadorenha.



Em 1992 foi feito o acordo de paz e retomada de um estado democrático de direito. Foram garantidos a anistia aos guerrilheiros e a liberdade de organização política. Foram centenas de milhares de desaparecidos durante essa guerra. Minha foto no início é um monumento destinados aos desaparecidos, um muro com nome de cada um deles.

Assim, da guerrilha por um país democracia surge a FMLN. Desde o início o PT sempre manteve profundas relações com a FMLN. Essa relações bilaterais e de simpatia são de longa data.

As eleições de 2009 em El Salvador



Desde 1992 restabeleceram as eleições em El Salvador. Contudo, o poder econômico da direita é virtuoso e o apoio dos EUA enorme. Com quase 1/3 da população vivendo nos EUA e com boa parte da receita do país vindo da grana que esses salvadorenhos mandam para o país o apoio do EUA sempre foi decisivo. E o alinhamento de El Salvador com EUA é enorme, um exemplo é que El Salvador é o único país da América Latina que enviou tropas ao Iraque. Mas esse alinhamento gera uma grande dependência do país e acentua as diferenças sociais.

Nesse quadro a FMLN cresceu eleitoralmente, tendo a prefeitura de San Salvador, capital do país. (Um dado engraçado aqui, disse que muitas cartas de brasileiros nos EUA vai parar em San Salvador por causa de um confusão do correio estadudinense entre Salvador da Bahia e a capital de El Salvador). Mas nunca teve chance eleitorais para presidente.

Contudo, esse quadro vem mudando. Teremos eleições pra presidente de El Salvador em fevereiro de 2009. A briga política está intensa lá. Assim como no Paraguai onde a direita reacionária nunca havia perdido uma eleição, El Salvador esse cenário vem mudando. Mas como o caráter da direita nesse países é muito reacionário a disputa eleitoral nunca é tranquila.

O candidato da FMLN é Maurício Funes, um apresentador de televisão e figura muito popular. Tive a grata chance de conhece-lo, inclusive ele é casado com uma Brasileira.
As pesquisas são animadoras, onde a FMLN tem de 44% a 50% das intenções de votos.

Confirmando esse cenário estaremos dando uma virada histórica na conjuntura da América Central. Onde temos governos de esquerda e centro-esquerda em diversos países e tb derrotando a direita no seu maior quintal que era El Salvador.

Quando estive na JPT desenhamos uma proposta de intercâmbios entre jovens dos dois partidos, inclusive alguns jovens salvadorenhos estavam estudando português. Assim como essa iniciativa temos que ampliar ainda mais o intercâmbio entre esses dois países e principalmente entre nossas organizações.

Todo petista deveria estar acompanhando um pouco mais essas eleições, assim como acompanhando em www.fmln.org.sv o desenrolar das eleições. É preciso que mobilizemos o estado brasileiro pra ser observador dessas eleições, assim como organizações como o PT. Digo isso pq poucos anos atrás fizeram uma mega fraude eleitoral no México, para impedir a vitória do PRD. Não seria novidade que a intervenção dos EUA aconteça novamente, ainda mais pq El Salvador sempre foi a principal porta de entrada dos EUA na América Central.

Seguimos firme acompanhando essa importante eleição e torcendo muito pela vitória da FMLN e de Maurício Funes.

Viva FMLN!

Nenhum comentário: