sábado, 20 de dezembro de 2008

Sobre Amizade - Uma ode aos amigos e amigas!


Amigos das antigas que iremos confraternizar hoje!

Outro dia estava conversando com uns amigos sobre amizade e tb sobre família e trabalho. Resumidamente é como buscamos nas amizades boa parte de nossos conflitos e frustações de nossa família e mesmo do trabalho.

De fato o jargão que amigos são a família que a gente escolhe é verdade. Minha experiência felizmente é de ter vários amigos e amigas de todos os tipos. Os militantes, os de infância, os da faculdade... Numa família pequena como a minha ter amigos é muito mais importante. Lembro de minha mãe, feliz dela que tinha muitos amigos e sempre os cultivou. Me disse uma vez: valorize os amigos que tem hoje e que está fazendo agora, pois esse serão seus amigos pra sempre. Dizia isso quando estava na faculdade.

Realmente fazer amigos mais velho é mais difícil, mas não impossível. No filme Efectos Secundários que divulguei aqui, a protagonista diz isso no manual de viver os 30 anos.

Mas talvez o mais difícil dessa fase da vida não seja fazer amigos ou cultivá-los, o mais difícil é perdê-los. Não pq vc não cultivou ou pq vc nao gostava, mas pq a vida vai tomando rumos diferenciados. No meu caso muitos amigos não vivem na cidade que escolhi, Brasília. Outros não encontro tanto mais e nem encontrarei, pois nossas aventuras quase sempre eram em encontros estudantis. Quando tinha 21 anos eu não sofria de perder amigos, apesar de ter sofrido muito com as diversas mudanças de cidade dos meus pais. Perder amigo era algo não muito palpável, pq mesmo os amigos que tinha deixado em Goiânia eu encontrava rapidamente nas festas que frequentava lá.

Hoje perder o contato com amigos é algo real e dolorido!

Cultivar amigos é algo prazeroso e faz muito bem pra alma. Queria eu poder cultivar todos que já fiz na vida. Dos meus amigos de Goiânia na época do primário, dos amigos que fiz em Brasília na 114 sul e na 211 sul,os do Sigma, os de falcudade, os do movimento estudantil, os do PT e os amigos dos amigos destes que tb pude construir essa relação.

No final de ano sempre essa oportunidade pra reviver essas amizades. Reviver pq no dia a dia da correria vc acaba vivendo os amigos que estão mais próximos... Enfim, é a vida de cada um, mas que nunca ninguém duvide da amizade de algum amigo passado.

Escrevo isso hoje pq esse final de ano farei quase que uma "suruba" de amigos. Nessa quinta, local e data que me inspirou neste posto, fizemos a última cerveja de quinta do ano com os amigos mais próximos hoje. Hoje irei reencontrar amigos mais antigos e de muitas aventuras. Que muitas vezes sinto falta, mas não perdi o contato! Domingo teremos outra reunião de amigos, esse evento organizado por um dos mais próximos hoje em dia! E o Reveillon passarei com muitos amigos que fiz na militância e que não se encontrava todos juntos ao mesmo tempo fazia um bom tempo.

Enfim, viva a amizade!!!

Pra terminar deixo uma música sobre o tema em questão!!!

A Lista

Faça uma lista de grandes amigos,
quem você mais via há dez anos atrás...
Quantos você ainda vê todo dia ?
Quantos você já não encontra mais?
Faça uma lista dos sonhos que tinha...
Quantos você desistiu de sonhar?
Quantos amores jurados pra sempre...
Quantos você conseguiu preservar?
Onde você ainda se reconhece,
na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora...
Quantos mistérios que você sondava,
quantos você conseguiu entender?
Quantos defeitos sanados com o tempo,
era o melhor que havia em você?
Quantas mentiras você condenava,
quantas você teve que cometer ?
Quantas canções que você não cantava,
hoje assobia pra sobreviver ...
Quantos segredos que você guardava,
hoje são bobos ninguém quer saber ...
Quantas pessoas que você amava,
hoje acredita que amam você?

Oswaldo Montenegro

Nenhum comentário: