sábado, 23 de maio de 2009

Um ano de uma nova juventude!


Um ano de uma nova juventude!

Neste dia 22 de maio completa um ano do início do I Congresso da Juventude do PT, que foi um marco na história da organização juvenil no Partido dos Trabalhadores. Foram 15 mil jovens reunidos na base e construindo um novo modelo de organização. Os debates foram intensos e problemas certamente tiveram, mas o salto organizativo é visto claramente depois de passado um ano de congresso.

Quando iniciamos a gestão em 2005, afirmávamos que “Na Falta de Céu Ninguém Voa”, ou seja, sem ter um mínimo de organização, de comprometimento e empenho a juventude do PT continuaria numa inércia de pouca mobilização e organização. Era preciso sacudir as estruturas, pensar um pouco pra dentro do partido, mas sem descuidar da disputa da sociedade, e se preciso enfrentar a direção!. Era um desafio grande e que nem sempre foi tranqüilo.

Da campanha de Lula em 2006 até o Congresso do PT em agosto de 2007 era uma incógnita qual seria o resultado das medidas estruturais propostas. Contudo, o grau de grande maturidade que deram todos os agrupamentos do PT conseguimos dar o primeiro passo para construção dessa novidade na vida do partido.

Essa novidade chamava I Congresso da JPT! Não foi fácil o congresso sair... Primeiro foi o desafio de aprovar a resolução, depois foi o desafio de organizar um congresso que reuniu 15 mil na base tendo na organização nacional somente 4 ou 5 militantes liberados pra isso, ainda tivemos as tensões normais entre as tendências no decorrer do processo, que era frágil, e por último o problema estrutural devido a ameaça da direção de não arcar com os custos. Contudo, cada uma dessas barreiras foi sendo superada... Quando lembro desse pré-congresso penso muito no dia 19 de maio, neste dia tínhamos uma grande indecisão do congresso. Sem ônibus para o deslocamento dos delegados eleitos estávamos a um passo de remarcar o congresso. Era uma sensação de ter ido tão longe e morrer na praia. Certamente isso teria sido traumático!

Mas o Congresso saiu! Foram decisivos os funcionários do PT, que deram o sangue pro sucesso do congresso. Todos os dirigentes de juventude das tendências e alguns dirigentes nacionais do partido. Foram muitas idéias e resoluções aprovadas. Com maior ou menor apoio. Foi uma eleição em 2º turnos, onde o resultado sempre foi uma dúvida, e ainda tínhamos fraturas abertas nos estados que precisam ser cicatrizadas. Entre mortos e feridos todos se salvaram. De tudo, pra mim, o mais importante foi a aprovação da Caravana de Juventude... Idéia muito importante e prática política militante que o PT tinha abandonado e retomamos. Vejo que as caravanas voltaram ao cotidiano do partido, vejo vários estados fazendo caravanas de juventude. E ainda tenho percebido que outros setores também retomaram a idéia. Enfim, a juventude sempre será uma referência de idéias e práticas para manter o partido vivo.

Pois bem passado todos esses processos agora fica a lição para juventude, sua organização e mobilização dependem de sua atitude, de sua unidade interna, de sua maturidade e principalmente de mobilização coletiva. De nada adianta um só grupo se avocar como melhor pra juventude ou mesmo dizer que tem as melhores propostas pra nossa organização. Isso não basta, por mais que as idéias sejam boas, elas não serão executadas por todo partido. E se for assim não serve... As lições da história já nos deram muitas demonstrações disso. E certamente o que queremos é uma JPT forte e cada vez maior.

Termino dizendo que nestes dias minha memória retomou tudo como se tivesse sido ontem. Revivi a tensão, a emoção e a satisfação de ter contribuído com meu partido e de não ter passado meus anos de militância na juventude em vão. Serão tempos que não voltam mais e que não podemos nos prender no saudosismo. Mas será impossível ver uma Caravana da Juventude do PT, um ato da JPT ou mesmo uma bandeira da JPT sem lembrar daqueles 22 a 25 de maio de 2008 em Brasília!

Viva a JPT!

Rafael Moraes (Pops)
Secretário de Juventude do PT 2005/2008

Nenhum comentário: