sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A Falência de Davos e o Fortalecimento do FSM!


O Mundo está mudando...


Recentemente estamos vendo inúmeras notícias nos meios de comunicação sobre o Fórum Econômico Mundial, em Davos, e sobre o Fórum Social Mundial, em Belém. Muitos leitores daqui sabem muito bem o que são esses fóruns e o que eles representam. Mas a grande mídia faz um baita desserviço com a cobertura das duas atividades e por sinal omitem muita coisa.

As notícias de abertura expressam muito bem isso, enquanto o FSM era um oba-oba, o FEM era a imagem de sobriedade. O que não se noticia é que Davos perdeu seu sentido. Lá era o fórum dos neoliberais, da santificação do mercado e de toda catilenga que afundou o mundo e principalmente os países mais ricos. Lá era o pólo agregador dos principais presidentes do mundo, sendo que em 2003 o Lula saiu do FSM direto pro FEM. Hoje Davos está esvaziado e falido como o sistema financeiro que ele ajudou a construir. Nem mesmo os EUA deram importância, pois enviaram para lá somente uma sub da sub assessora de Obama. Enquanto isso o FSM recebeu 5 presidentes latino-americanos, o casal Pitt-Jolie e outras milhares de militantes que desde 2001 dizem que o neoliberalismo era a barbárie humana e que outro mundo é possível e necessário.

Não posso citar rapidamente o que aconteceu ontem no FSM. A vinda de 5 presidentes latino-americano é um marco histórico pro FSM e pra geopolítica mundial. Essa presença traz um peso político nunca antes conseguido. Em um cenário onde o mundo caminha pra recessão e a América Latina é o único continente que aponta crescimento termos 5 presidentes no FSM tem impacto na conjuntura. Esse sinal já era apresentado com as vitórias eleitorais. Basta lembrar que em 2001, data do I FSM, tínhamos Cuba, Chile e Venezuela com governos progressistas. Hoje já temos em vários países do continente e em grande parte isso só foi possível graças à luta social representada no FSM.

As palavras dos presidentes ontem foram animadoras. Rafael Correa, presidente do Equador, foi brilhante em dizer que os responsáveis pela crise estão em Davos. Lula puxou a orelha do FMI quando disse que os países ditos desenvolvidos se acham infalíveis e está esperando o FMI dar o pacote de solução para eles. O pior de tudo é que Davos deu palpites, santa cara de pau! E palpite dos ruins, pois recriminou medidas de ajuda a produção e a manutenção de empregos. Ora bolas, vcs afundam o mundo e ainda acham que o remédio foi pouco?

Apesar de tantas mudanças positivas não podemos perder de vista o tamanho de nossos desafios, pois eles não são pequenos. Chegamos aos governos por meio de eleições e um novo ciclo de eleições começarão se abrir em 2009/2010. Com isso, a geopolítica dos governos pode mudar. Temos que estar atento para isso e fazer todos os esforços internacionais para enfrentar a crise e manter os governos progressistas na América Latina. O FSM tem que superar seu limite histórico, onde reúne muita gente, mas não encaminha quase nada. Estamos no meio de uma janela mundial e não podemos perder a chance de fazer mudanças estruturais no mundo em que vivemos. O FSM não pode ser mais só uma grande reunião, tem que propor ações e alternativas à realidade que está aí. Caso contrário,irá falir Davos e corremos o risco da falir o FSM por falta de alternativas concretas.

Pois bem, pra quem lutou muito contra o neoliberalismo e que participou do FSM em tempos muito mais difíceis ver essa mudança é gratificante. Por menos que ela seja e por mais simbólica que pareça a transferência de poder de Davos para o FSM fará muito bem ao Mundo. Se em 2001 o FSM disse que um outro mundo é possível, a realidade de hoje mostra que isso era verdade. Contudo, essa mesma realidade nos mostra que além de possível esse outro mundo é necessário e urgente!

Nenhum comentário: